Holter 24 horas
O eletrocardiograma de repouso, muito conhecido por todos, geralmente nomeado abreviadamente como ECG, registra em papel especial a atividade elétrica existente no coração. É feito no consultório ou nos centros de diagnóstico, registra cerca de 80 batimentos do coração, é realizado com a pessoa deitada e relaxada sendo, portanto um exame estático.
O Holter é um eletrocardiograma de longa duração, realizado com a pessoa em suas atividades normais durante 24 horas e por isso chamado de eletrocardiograma dinâmico registra aproximadamente 100.000 batimentos cardíacos.
Indicações
- Avaliar as variações do ritmo e da frequência cardíaca que ocorrem ao longo das 24 horas, denominadas 'variações circadianas espontâneas';
- Avaliação de sintomas muito frequentes que ocorrem de forma paroxística, ou seja, que aparecem e desaparecem de forma inesperada;
- Avaliar o risco dos eventos arrítmicos (arritmias) por meio da análise da modulação do controle do sistema nervoso autônomo sobre o coração ("variabilidade RR").
Preparo
- Tomar banho antes do comparecimento ao local.
- Não usar cremes na pele do tórax antes do procedimento.
- É fundamental, em caso de pacientes portadores de marcapasso, trazer a carteirinha de identificação do marcapasso para cópia das informações. A falta destas informações prejudica e até impede a análise e interpretação do exame.
Como é feito
Os eletrodos de contato são aderidos ao tórax do paciente e conectam-se ao gravador por meio de cabos. O monitor é afixado à cintura do paciente.
O paciente é orientado a redigir um diário com as atividades realizadas no dia da monitorização e seus respectivos horários.
Orientações durante o período que permanece com o Holter
- Não deitar sobre colchões ou travesseiros magnéticos, pois os mesmos emitem ondas energéticas que interferem impedindo a gravação da atividade elétrica do coração.
- Liberada a utilização de telefones celulares, microondas e todos os equipamentos eletrodomésticos.
Orientação após a retirada do Holter
- Utilizar creme hidratante após o banho.
- Se apresentar lesões nos locais de colocação dos eletrodos, entrar em contato com o Setor de Arritmia e Monitorização.
- Não expor a pele do tórax onde estavam os eletrodos ao sol por 3 a 5 dias.