Ecodopplercardiograma
Ecocardiograma com Doppler Colorido | Eco Doppler

O ecodopplercardiograma é um ultrassom do coração, no qual é possível caracterizar as diversas estruturas cardíacas e parte dos seus principais vasos sanguíneos, além de também avaliar todo o seu funcionamento, auxiliando assim no diagnóstico e também no acompanhamento de inúmeras doenças e tratamentos relacionados ao sistema cardiovascular.

Em nossa clínica, realizamos o ecodopplercardiograma transtorácico, que é o tipo mais comum, de simples realização, indolor e não invasivo.

Indicações

  • Este exame permite determinar as características estruturais do coração pela avaliação da sua anatomia e as características funcionais, como a força de contração dos ventrículos ou ainda das valvas cardíacas, através da passagem do fluxo de sangue por estas estruturas, correlacionando com possíveis sopros cardíacos, por exemplo. Pode-se também constatar a presença de cicatrizes de infarto ou outras doenças que comprometam a contratilidade do músculo cardíaco ou ainda detectar a presença de tumores ou coágulos dentro do coração.
    É possível ainda avaliar a sincronia da contratilidade do músculo cardíaco e, em certos casos, é uma ferramenta interessante para o ajuste fino da programação do ressincronizador (tipo de marcapasso).

Preparo

  • Não é necessária nenhuma preparação específica para a sua realização. É importante sempre trazer os exames semelhantes ou relacionados já realizados para a análise evolutiva dos resultados.

Como é feito

No ecodopplercardiograma transtorácico, o paciente fica em repouso, deitado. A avaliação é realizada através do seu tórax, ou seja, o transdutor é posicionado sobre o seu tórax pressionando-o em diversas posições diferentes para se obter o máximo de informações possíveis.

Orientações após o exame

  • Não há nenhuma recomendação especial após a realização deste exame, com pronto retorno às suas atividades habituais.