Monitor de eventos eletrocardiográficos (Looper)

O Monitor de Eventos ou Looper é um sistema de monitorização prolongada e contínua do eletrocardiograma ambulatorial.

O monitor de eventos é programado para enviar pequenas amostras dos traçados eletrocardiográficos a cada 30 minutos, essas amostras são enviadas através do acesso móvel a internet e acompanhadas por técnicos que ao término do exame encaminha os dados ao médico responsável.


Como é feito o exame?

O monitor é de pequeno porte e fácil manipulação. Três eletrodos de contato são aderidos ao tórax do paciente e conectam-se ao gravador por meio de um cabo.

O paciente é orientado quanto à colocação e à retirada diária dos eletrodos (para o banho).

Com o aparecimento dos sintomas (palpitações, dor precordial etc.) ou após uma síncope, o paciente aciona um botão no monitor que, consequentemente retém em sua memória os sinais eletrocardiográficos adquiridos alguns minutos antes e após a ativação. Assim, é possível correlacionar os sintomas clínicos com os distúrbios eletrocardiográficos correspondentes. O paciente é orientado a redigir um diário registrando apenas a hora que o botão de evento foi acionado, a atividade realizada e o sintoma.

O sistema pode ser mantido aproximadamente por 7 dias, permitindo o esclarecimento diagnóstico sem que o paciente modifique seus hábitos de vida: durante o trabalho, o sono ou o lazer.

Indicação

  • Para diagnóstico diferencial de palpitações, perdas de consciência (síncopes), dor no peito e outros sintomas     cardiovasculares paroxísticos de origem não esclarecida.
  • Para o acompanhamento de pacientes em regime de Home Care.
  • A vantagem, em relação ao Holter, é a possibilidade de monitorização prolongada, o que torna viável o    diagnóstico de sintomas esporádicos.

Contraindicação

  • Não há.

Limitações

  • Em raros casos, o paciente poderá não ser capaz de acionar o botão de gravação durante o evento.