Tipos de Bradicardias

Existem três tipos básicos de bradicardias dependendo do local onde o bloqueio do sistema elétrico do coração esteja ocorrendo. Quando bloqueio ocorre no nódulo sinusal, que é o marcapasso normal do coração, chama-se essa doença de disfunção do nódulo sinusal. Além disso, o bloqueio do impulso elétrico pode ocorrer no nódulo atrioventricular ou nos ramos direito ou esquerdo do sistema elétrico do coração. O importante é que todos estes tipos de bloqueio podem levar à diminuição do número de batimentos cardíacos e causar sintomas como tonturas e desmaios. Dependendo do tipo de bloqueio e dos sintomas que ele esteja causando, pode haver necessidade de implantar um marcapasso artificial.

O que é Estudo Eletrofisiológico?

O estudo eletrofisiológico é um cateterismo cardíaco que utiliza catéteres especiais para descobrir e estudar os defeitos no sistema elétrico do coração. Além disso, o estudo eletrofisiológico é parte do procedimento de ablação por cateter, pois é através deste exame que e possível descobrir o local de origem da sua arritmia cardíaca. Por isso, este exame é fundamental para descobrir as causas das palpitações.

O que é Ablação por Catéter com Radiofreqüência?

É um método de tratamento das taquicardias através do qual, realiza-se a cauterização dos focos das arritmias, localizados pelo estudo eletrofisiológico. A radiofrêquencia é uma forma de energia semelhante ao bisturi elétrico e que é aplicada através de catéteres especiais.

Quando está indicada a Ablação por Catéter com Radiofreqüência?

A indicação é sempre discutida com seu médico e geralmente se aplica a pacientes que apresentam taquicardia acompanhadas de muitos sintomas ou que são difíceis de serem tratadas com remédios. Muitas vezes realiza-se a ablação por catéter com radiofreqüência porque o paciente prefere não o tomar drogas antiarrítmicas por longo prazo.

E Como Fica o Remédio que Estou Tomando?

Alguns remédios deverão ser suspensos de 3 a 30 dias antes do procedimento. Seu médico poderá lhe dar maiores esclarecimentos e informações a respeito. Se você ficar muito ansioso na véspera do exame, poderá tomar um tranqüilizante (calmante), receitado pelo médico. Mas não se preocupe: não há razão para tal!

Como Devo me Preparar para o Estudo Eletrofisiológico e para a Ablação?

No dia anterior ao exame, faça jejum após às 22 horas. No hospital, será feita a depilação na região da virilha direita e esquerda e na região torácica, à altura do peito. Será administrado uma medicação pré-anestésica por via oral para tranquilizá-lo, antes de ser encaminhado à sala de exames.